Arte Cinema Eventos

Cine cult na Univasf!

12:16Renato Oliveira


    
O Cinema no vale retoma suas atividades nesta sexta-feira (28) com uma Mostra dedicada ao diretor sueco Ingmar Bergman.
      Dono de um estilo totalmente autoral, Bergman criou filmes que se tornaram pequenas obras-primas que retrataram sobretudo questões da existência humana, como Deus, amor, morte, velhice, solidão, violência e relaçoes afetivas, daí a universalidade e atemporalidade de suas histórias.
     Abrindo a mostra, será exibido o filme O sétimo selo, obra de 1957 que trata dos embates discursivos entre um cavaleiro medieval e a própria Morte onde surgem questões como fé, dúvida, medo, horror e esperança num mundo cheio de superstições e temeroso de seu fim.
     No dia 05 de outubro, será exibido Sonata de outono, de 1978, com uma das musas do diretor, a atriz Liv Ullman, ao lado de Ingrid Bergman, atriz sueca muito famosa em Hollywood. Nessa obra, o foco recai sobre a relação entre mãe (Bergman) e filha (Ullman) em que a presença forte de uma oprime a outra, levando-as a um ajuste de contas cuja intensidade dramática poucas vezes foi vista no cinema.
     No dia 19, será exibido o "filme de terror" de Bergman, Gritos e sussurros, de 1972. Nesta obra, onde o vermelho predomina, como suposta referência à consciência humana, três irmãs e uma criada, expõem seus medos, angústias e desejos neste filme "de mulher" que expõe a solidão e o Nada como elementos de terror real.
    No dia 26, fechando a mostra, será apresentado O ovo da serpente, de 1977, que retrata a história de um desempregado numa Alemanha caótica do pós-guerra, buscando entender as razões que levaram seu irmão a se suicidar. Esta obra foi considerada por Bergman seu pior filme, mas ainda assim é considerada pela crítica como uma de suas maiores criações, destacando-se aí o foco mais na narrativa do que propriamente no estado dos personagens.
    As exibições sempre acontecem no Auditório da Biblioteca da UNIVASF - Campus Petrolina a partir das 19 30. A entrada é GRATUITA e ABERTA À COMUNIDADE.
.
.
.
.
.

POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Escreve pra gente!