estilo Personal

Como comprar acessórios em lojas populares ?

21:27Renato Oliveira



Já havia postado essa matéria na minha coluna Drops, no site de Grande Rio FM. Como a pergunta se repetiu pela leitora Gislane Silvano, resolvi postar essa série de dicas aqui no blog. Aproveite!
Tem que ter
Existem alguns acessórios imprescindíveis, por isso na hora da escolha preste atenção nos clássicos. São eles: rústicos, strass, acrílico, madeira, envelhecidos, metálicos (prateados, acobreados e dourados), pérolas e fios nobres.
Peças que parecem antigas, com cara de ter pertencido a vovó, são sempre chic! A isso damos o nome de vintage. Preste atenção nos acessórios de sementes, a maioria tem uma cara muito "riponga". Observe se há uma boa "sacada" de design e na misturas de materiais.
Conheça o seu guarda-roupas!
Dê uma boa olhada nas suas roupas e separe as de festas, casuais, trabalho, passeio, sapatos, bolsas e tudo que puder ser complementado com a presença de bijouterias. Dessa forma é possível evitar que você adquira um produto descartável, ou que não "converse" com seu acervo.

Abra o porta-joias!
Veja tudo o que não tem mais sentido existir lá dentro. Saiu de moda? Está com aspecto muito velho? Arrependida de ter comprado? Ganhou e nunca usou? Analise com calma para evitar novos erros. Agora pense: O que sente falta? De algo mais chic? De cores mais vivas? Broches em cores neutras? São exemplos de perguntas. Separe as peças que não quer mais. Uma dica? Alguém que trabalhe com bijus, pode dar uma cara renovada a todas elas, por um preço bacana.

Custo-benefício

A avaliação do preço nesse tipo de comércio tem que ter o mesmo rigor que em qualquer outro, veja minunciosamente se o preço é bacana, as pedrarias estão bem coladas. Existem muitas peças repetidas? Os fechos e acabamentos têm qualidade? Ela vai realmente ter função ou vai virar um item estacionado? Tem minha personalidade impressa nesse estilo? Questionar-se pode fazer com que você não se empolgue com o preço baixo e esqueça de focar na real importância da compra.

Conheça seu corpo
Se tem muito busto não pode usar colares com muitos volumes e longos demais. Se tiver orelhas de "abano", não poderá lançar mão de brincos exagerados. Punhos muito grossos devem escolher pulseiras finas, e por aí vai. A dica é tenha bom senso: peça para provar as peças antes, veja como funciona e se favorece as suas formas. Será melhor se puder se ver em um espelho de corpo inteiro e levar uma amiga que te conheça bem!

Atenção!
Fuja dos óculos sem proteção UVA e UVB. Precisa explicar? #cega

Considerações finais:
Uma amiga que trabalha com moda me disse que usa alguns truques na hora de garimpar peças nessas lojinhas. Um deles é que itens expostos em quantidades muito grandes, em geral eles caem em desuso mais rápido do que você imagina.
Outro é se eles refletem um modismo da TV, como por exemplo o colar com o Pombo do Divino Espírito Santo da personagem de Lílian Cabral na novela das oito. Fuja!! É muita falta de personalidade, não acha? E sempre que aparecer com ele, vão lembrar dela e não de reforçar a identidade que você expressa.
Outra dica legal é: Tente perceber se há um trabalho de criação diferenciado nas peças; algo que a torne única, elementos artesanais, uma pedraria interessante, essas ideias que não duram só uma estação, entende? Que imprimem uma cara de originalidade ao produto, que o tornará sempre especial. E por último, curta o momento! Vá, de preferência, com tempo de sobra.
Boas compras!

POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Escreve pra gente!