Colaboradores estilo Gastronomia

Larica | Chips de Beterraba

19:20Renato Oliveira

     Há chef que pense o contrário, mas a coisa é muito simples de fazer. Essa é daquelas receitas que a gente jura que tem "o segredo" e quando vê desmonta de tão fácil.      A primeira idéia dos chips é fazer com q eles fiquem crocantes. Esse é o ponto primordial e o sentido de toda receita. Sem a crocância, chips não é 'chips'. Em segundo vem a dúvida 'mas chips não é batata?'. Não. Chips têm de ser finos, sequinhos e crocantes e podem ser feitos de quase tudo. Porém nem tudo que é fino, seco e crocante pode ser chamado de chips. O chip tem de ser feito a partir de um alimento bruto, laminado e frito. 
     Ele aparece em primeiro caso como um modo de preparar batattas e depois vira conceito de cozinha moderna, daí surgem os derivados com todo tipo de técnica a fim de se obter o mesmo resultado. Alguns precisam de mais rebuscamento para se chegar ao ponto final, como é o caso do abacaxi que chega a ser mergulhado em xarope de açúcar e depois colocado em forno para desidratar.
     De toda forma, para aqueles que adoram variar, o ideal é ter domínio da técnica. Praticar bastante e descobrir o ponto de cada produto. A receita do chip de beterraba é simples:

Beterreba
Farinha de trigo
Sal a gosto

     Corta a beterraba em lâminas finas (o descascador de legumas ajuda bastante para os que não têm prática com a faca), depois povilha a farinha de trigo nas lâminas e tira o excesso. Por último coloca uma frigideira com uns 2cm de óleo para fritar e coloca as lâminas aos poucos. Geralmente elas ficam não mais que 1 minuto fritando, mas isso você descobre na prática. Coloca o sal e corre para o abraço.
     Na hora de servir, coloque um molho ou tempero de sua preferência e faça a apresentação da maneira que achar mais conveniente. Além disso, pode ser servido ao lado de chips de batata, mandioca, cenoura e fazer uma mesa de 'rosas' multicoloridas. #ficaadica !! ;)


.
.
.
.
.


POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Escreve pra gente!