Cobertura estilo Evento

Juazeiro e Petrolina se preparam para receber a primeira edição do Sumo Reggae

07:44Renato Oliveira

     

     
     A data na qual os regueiros de todo o mundo comemoram a memória de rei do Reggae, Bob Marley, se aproxima. Este ano, as cidades de Juazeiro e Petrolina celebrarão esse dia em grande estilo, com o festival que promete marcar a história do cenário musical da região. O Sumo Reggae está em contagem regressiva.

     O festival começa na noite da sexta (9 de maio), a partir das 20h. O som fica por conta do DJ Leon Selector, que se apresenta com convidados no Butiquim Rock e Samba (avenida principal do bairro José e Maria em Petrolina).
     Com o objetivo de discutir e fortalecer a cultura reggae na região, a programação do Sumo Reggae no sábado (10 de maio) começa com oficina e roda de conversa. Às 14 h, teremos a oficina “Cultura Suond System e o Reggae na América Latina”, facilitada pelo DJ Leon Selector (Argentina) e mediada pelo radialista e apresentador do programa Conexão Jamaica, Alan Blondy (Remanso). Às 16:30h, “O reggae e o movimento Rastafari” serão pautados por representantes das bandas que se apresentarão no festival e pelo professor convidado, Cláudio de Almeida – UNIVASF. Ambas serão gratuitas e acontecerão no Centro de Cultura João Gilberto.

     Na noite do sábado, a festa acontece a partir das 20h e os shows começam às 21h. Primeira atração a subir ao palco do Centro de Cultura João Gilberto, a banda Sóda Solta (Juazeiro-BA) traz como novidade para o público a gravação de seu show na integra. Formada em 2013, a Sóda Solta está inspirada em grandes nomes do reggae mundial e da cena alternativa brasileira. Soltos e livres, cantam a igualdade, união, amor e liberdade.

     Regado pelas águas do Velho Chico, o Projeto Tio Zé Bá (Petrolina-PE) é a terceira atração da noite. Idealizado em 2006, o Tio Zé Bá propõe o diálogo constante entre tendências do reggae com outros gêneros musicais da nação brasileira. Partindo da figura ancestral do Tio que ensina, protege e luta pelos seus; do codinome Zé, que tem forte ligação com a cultura popular nordestina; e da sílaba Bá, herdada da palavra “Iorubá”, uma referência a povos das nações africanas, o Tio Zé Bá se constitui como conceito de inquietação criativa perpassada das alegrias, ritmos e sabedorias que os tambores da cultura popular produziram. Reggae sincopado, músicas instrumentais, vozes de "griots", gritos de protestos, o Tio Zé Bá vem concatenar galhos no Sumo Reggae.
   
     E para encerrar a noite em grande estilo, o Sumo Reggae chamará ao palco a banda Diamba (Salvador-BA), com um show repleto de novidades visuais e musicais. Prometendo esquentar o festival com o melhor da música reggae da Bahia, a banda prestará uma grande homenagem ao Dia Nacional do Reggae, com um repertório recheado de clássicos que marcaram seus quase 20 anos de estrada e canções do rei Bob Marley.

Programação
09-05-14 (Sexta-feira):  Às 20 h - DJ Leon Selector no Butiquim Rock e Samba (avenida principal do bairro José e Maria em Petrolina)
10-05-14 (Sábado):  Às 14 h -  oficina “Cultura Suond System e o Reggae na América Latina no Centro de Cultura João Gilberto
                                 Às 16:30h – debate. Tema:“O reggae e o movimento Rastafari” no Centro de Cultura João Gilberto
                               A partir de 21 h – shows de Sóda Solta, Veja Luz, Tio Zé Bá e Diamba

POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Escreve pra gente!